PROJETO DE PESQUISA

A hidro-biogeoquímica em um importante sistema fluvial da região sudeste diante das mudanças climáticas: O caso do Rio Paraíba do Sul. (CNPq - CTHidro)

A importância política e econômica das bacias de drenagem no contexto nacional exige ações do governo e a mobilização de diversos setores da sociedade para o manejo e recuperação dos recursos hídricos, devido às inúmeras alterações geradas pelo seu uso múltiplo. Isto tem gerado problemas de ordem sanitária e desequilíbrio ecológico, sendo mais críticos na interface continente-oceano, onde geram mudanças na hidro-biogeoquímica.

Essas mudanças serão estudadas na região subtropical (Sudeste do Brasil). Essa bacia possui vetores de alterações, como barragens, aberturas de canais, transposição, urbanização, industrialização, mineração, agricultura e aquacultura, que alteram a mobilidade de substâncias.

Ler mais

 

São objetivos deste projeto:

i) Estudar a mobilidade de metais (Cd, Pb, Hg) e terras raras, elementos tóxicos com sérias implicações para organismos aquáticos e saúde humana, através da transferência trófica em cadeias alimentares estuarinas.

ii) Quantificar mudanças nos fluxos dos metais e seus suportes geoquímicos na interface continente-oceano, devido a alterações de bacias, erosão e na biogeoquímica de estuários, gerando uma hierarquia dos rios para balizar ações de planejamento e preservação.

iii) Conhecer os processos ambientais de forma comparativa, levando em consideração a hidrologia, a biogeoquímica e os níveis de preservação existentes nas regiões, com ênfase no comportamento geoquímico dos metais (Cd, Pb, Hg) e terras raras.

iv) Avaliar e quantificar impactos ambientais resultantes de mudanças climáticas globais e regionais através de indicadores hidro-biogeoquímicos, a fim de desenhar cenários de gerenciamento sustentado e oferecer opções de mitigação e adaptação, incluindo a saúde ambiental e humana.

Os grupos de pesquisa envolvidos neste projeto têm um longo histórico de cooperação científica e formação de recursos humanos sobre a temática desta proposta.

As atividades humanas citadas incluem: barragens, aberturas de canais, transposição de águas, urbanização, industrialização, mineração, agricultura e aquacultura. Todas essas ações contribuem para modificar a dinâmica e a mobilidade de substâncias químicas nas bacias hidrográficas.

GALERIA

Translate »