Estudo revela escurecimeento dos oceanos e possíveis impactos à vida marinha
Uma pesquisa recente identificou que grandes áreas dos oceanos ao redor do mundo estão escurecendo um fenômeno que pode ter impactos significativos sobre a vida marinha e os ecossistemas oceânicos.
De acordo com o estudo, o escurecimento está relacionado a diversos fatores, como o aumento da temperatura da superfície do mar, o crescimento de florescimentos de plâncton e o aumento da intensidade das chuvas. Em regiões costeiras, por exemplo, a elevação dos nutrientes na água e o arraste de sedimentos e resíduos agrícolas estão contribuindo para a proliferação de algas e fitoplânctons que diminuem a transparência da água.
O levantamento aponta que mais de 9% da superfície oceânica global teve uma redução na profundidade da zona fótica (a camada iluminada do oceano) de mais de 50 metros, enquanto em 2,6% a redução ultrapassou 100 metros. Regiões como o topo da Corrente do Golfo, o Ártico, a Antártida e o Mar Báltico estão entre as mais afetadas.
Em Izmir, na Turquia, a cor do oceano mudou para verde e marrom depois da explosão de plâncton em junho de 2024
As regiões em vermelho indicam áreas onde o oceano está escurecendo e as de azul onde ele está clareando
Apesar do cenário preocupante, cerca de 10% do oceano apresentou clareamento, o que demonstra a complexidade dos sistemas marinhos e os múltiplos fatores que influenciam a penetração da luz na água.
O escurecimento pode afetar diretamente organismos que dependem da luz solar, como os fitoplânctons, seres microscópicos responsáveis por cerca de metade da produção de oxigênio da Terra e pela base da cadeia alimentar marinha. De acordo com cientistas, isso pode gerar impactos no ar que respiramos, nos peixes que consumimos e até na capacidade dos oceanos de mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
O estudo utilizou cerca de 20 anos de dados de satélites da NASA, em conjunto com modelos avançados de irradiação solar e lunar, para estimar as mudanças na profundidade da zona iluminada dos oceanos ao longo do tempo.
Fonte: BBC News Brasil – “Escurecimento dos oceanos pode afetar vida marinha e clima”