PROJETO DE PESQUISA
Os manguezais como fontes de matéria orgânica para regiões costeiras sob diferentes regimes de marés
A matéria orgânica marinha é um dos maiores reservatórios de carbono orgânico na superfície da Terra, mas a dinâmica desse reservatório permanece um pouco restrita, especialmente na interface terra-oceano.
A alta produtividade dos ecossistemas entre marés (ex.: manguezais), combinada com a troca eficiente de água e material, torna a zona entre marés excepcionalmente importante para o fluxo de compostos orgânicos derivados da terra para o oceano.
O impacto do transporte de matéria orgânica na interface terra-oceano depende não só da quantidade de matéria orgânica exportada, mas também de sua biodisponibilidade e estabilidade química no meio aquático, bem como das interações com diferentes poluentes, principalmente em regiões de intensa atividade humana.
Esses processos afetam as teias alimentares costeiras, promovendo consequências econômicas extensas (por exemplo, na pesca regional).
A ressurgência costeira difere em vários aspectos do transporte fluvial. Enquanto a foz dos rios frequentemente atua como um destino de origem pontual para materiais continentais na plataforma, nas zonas entre marés geralmente encontramos ecossistemas altamente produtivos que cobrem amplas áreas geográficas.
A complexa geomorfologia dos sistemas de riachos de maré se assemelha a uma geometria fractal onde uma grande proporção da superfície do sedimento é exposta às águas das marés.
Em resumo, os manguezais são reconhecidos como ecossistemas importantes no ciclo global do carbono e por controlar a dinâmica de alguns poluentes na interface terra-oceano. As informações sobre fluxos de materiais nessa interface são restritas principalmente a sistemas fluviais maiores e pesquisas recentes mostraram que fontes não pontuais ao longo de grandes extensões da costa podem ser significativas em uma escala regional e global.
Compreender a dinâmica da matéria orgânica marinha
Avaliar o papel dos manguezais no ciclo do carbono
Analisar a biodisponibilidade e estabilidade da matéria orgânica
Investigar o impacto ecológico e econômico do transporte de matéria orgânica
Explorar fontes não pontuais de contribuição de matéria orgânica









